sexta-feira, 15 de agosto de 2008

trabalho d historia


Capoeira e suas Histórias

Origem da Capoeira

O jogo foi criado aqui mesmo no Brasil pelos escravos do grupo Bantú-Angoleses e Gongoleses. Desenvolveu-se como luta de revide. Como resposta aos desmandos, ameaças e surras do feitor, apenas a força e a capacidade física. Braços e pernas; mão e pé; a cabeça, o cotovelo, os joelhos e os ombros, eram suas armas.

Segundo o professor Gerhard Kubik, da Universidade de Viena, Áustria, antropólogo e especislista em assuntos africanos, não encontrou qualquer manifestação semelhante à Capoeira, que entre nós se faz acompanhado com o berimbau, chegando a considerar a expressão "Capoeira Angola" uma criação brasileira, sem qualquer conotação cultural com a África.

O nome Capoeira é de origem Tupi. Significa "mato ralo" de pequenos arbustos: lugar preferido dos negros, para o jogo. E Zumbi um negro guerreiro, do Quilombo dos Palmares, é condiderado o primeiro mestre.

Zumbi dos Palmares Zumbi

Rainha da malícia e do disfarçe a Capoeira criou a dança. Dança inocente, coisa de escravo, não iria merecer atenção do capataz, do patrão nem da polícia, que perseguiam os capoeiras em certas partes da história do Brasil. Se a base do jogo é a negaça, a chave do desenvolvimento é a malícia.

A "malícia" não depende da força, agilidade, coragem ou forma física. Temos que voltar cinquenta anos - ao período de ouro da tradicional capoeira de angola - para melhor entender o assunto. Naquela época o que interessava era esta "malícia". Os golpes e as quedas também existiam, mas eram muito menos importantes: com um golpe ou uma queda pode se resolver um jogo dentro de uma academia, mas na roda da malandragem, nas ruas e nas madrugadas o jogador tinha consciência de que poderia resolver muscularmente uma disputa, mas no mês seguinte o adsversário talvez o esperasse de emboscada num canto escuro... uma navalhada na jugular e morria-se sem entender o que tinha acontecido. Por isto o "angoleiro" - praticante da tradicional capoeira angola - ,ligado diretamente à vida e não ao mundo fictício de uma academia, sabia que o essencial não era um conhecimento técnico de golpes, mas uma certa astúcia que o ajudaria a trafegar nas mais diversas situações.

A capoeira de então era uma "escola da vida", uma imitação da selva que é este mundo, um teatro mágico no qual eram reproduzidas situações e trocas de energias que acontecem e tornam a acontecer. Daí existirem o "floreio", as "chamadas para o passo-a-dois", a "volta-ao-mundo" e muitos outros elementos ritualizados que proporcionavam a oportunidade de - dentro do jogo - aparecerem situações semelhantes às que aconteciam na vida real entre as pessoas. E,no jogo, o capoeirista aprendia a lidar com estas situações segundo o fundamento e a filosofia da capoeira, cuja pedra chave é justamente a "málicia.

Hoje em dia todos praticam Capoeira, jovens e adultos, homens e mulheres e espera-se que no futuro seja aceita pela sociedade pois, é um esporte genuinamente nacional.

Besouro Mangangá

Besouro MagangáA palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manuel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo "batizado" como "Besouro Mangangá" por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal.
Negro forte e de espírito aventureiro, nunca trabalhou em lugar fixo nem teve profissão definida.
Quando os adversários eram muitos e a vantagem da briga pendia para o outro lado, "Besouro" sempre dava um jeito, desaparecia. A crença de que tinha poderes sobrenaturais veio logo, confirmando por motivo de ter ele sempre que carregar um "patuá". De trem, a cavalo ou a pé, embrenhando-se no matagal, Besouro, dependendo das circunstâncias, saia de Santo Amaro para Maracangalha, ou vice-versa, trabalhando em usinas ou fazendas.

Certa feita, quem conta é o seu primo e aluno Cobrinha Verde, sem trabalho, foi a Usina Colônia (hoje Santa Eliza) em Santo Amaro, conseguindo colocação. Uma semana depois, no dia do pagamento, o patrão, como fazia com os outros empregados, disse-lhe que o salário havia "quebrado" para São Caetano. Isto é: não pagaria coisa alguma. Quem se atrevesse a contestar era surrado e amarrado num tronco durante 24 horas. Besouro, entretanto, esperou que o empregador lhe chamasse e quando o homem repetiu a célebre frase, foi segurado pelo cavanhaque e forçado a pagar, depois de tremenda surra.

Misto de vingador e desordeiro, Besouro não gostava de policiais e sempre se envolvia em complicações com os milicianos e não era raro tomava-lhes as armas, conduzindo-os até o quartel. Certa feita obrigou um soldado a beber grande quantidade de cachaça. O fato registrou-se no Largo de Santa Cruz, um dos principais de Santo Amaro. O militar dirigiu-se posteriormente à caserna, comunicando o ocorrido ao comandante do destacamento, Cabo José Costa, que incontinente designou 10 praças para conduzir o homem preso morto ou vivo.
Pressentindo a aproximação dos policiais, Besouro recuou do bar e, encostando-se na cruz existente no largo, abriu os braços e disse que não se entregava. Ouviu-se violenta fuzilaria, ficando ele estendido no chão. O cabo José chegou-se e afirmou que o capoeirista estava morto. Besouro então ergueu-se, mandou que o comandante levantasse as mãos, ordenou que todos os soldados fossem e cantou os seguintes versos:
Lá atiraram na cruz/ eu de mim não sei/ se acaso fui eu mesmo/ ela mesmo me perdoe/ Besouro caiu no chão fez que estava deitado/ A polícia/ ele atirou no soldado/ vão brigar com caranguejos/ que é bicho que não tem sangue/ Polícia se briga/ vamos prá dentro do mangue.
As brigas eram sucessivas e por muitas vezes Besouro tomou partido dos fracos contra os propritários de fazendas, engenhos e policiais. Empregando-se na Fazenda do Dr. Zeca, pai de um rapaz conhecido por Memeu, Besouro foi com ele às vias de fato, sendo então marcado para morrer.
Homem influente, o Dr. Zeca mandou pelo próprio Besouro, que Matilde não sabia ler nem escrever, uma carta para um seu amigo, administrador da Usina Maracangalha, para que liquidasse o portador. O destinatário com rara frieza mandou que Besouro esperasse a resposta no dia seguinte. Pela manhã, logo cedo, foi buscar a resposta, sendo então cercado por cerca de 40 soldados, que incontinente fizeram fogo, sem contudo atingir o alvo. Um homem entretanto, conhecido por Eusébio de Quibaca, quando notou que Besouro tentava afastar-se gingando o corpo, chegou-se sorrateiramente e desferiu-lhe violento golpe com uma faca de ticum.
Manuel Henrique, o Besouro Mangangá, morreu jovem, com 27 anos, em 1924, restando ainda dois dos seus alunosL Rafael Alves França, Mestre Cobrinha Verde e Siri de Mangue.
Hoje, Besouro é símbolo da Capoeira em todo o território baiano, sobretu
do pela sua bravura e lealdade com que sempre comportou com relação aos fracos e perseguidos pelos fazendeiros e policiais.